Ancão

Mais do que espaços, estamos investidos em revitalizar ecossistemas.
Entre a Quinta do Lago e Vale do Lobo, com vista para a Praia do Ancão, este projeto ocupa 60 hectares de área florestal única. A recuperação do pinhal é prioridade, com ações como desmatação e desrama, todas parte de um Plano de Gestão Florestal (PGF) desde 2021. A AM48 valoriza a biodiversidade com iniciativas como a densificação arbórea, introdução de espécies nativas, criação de trilhos e espaços para birdwatching, e recuperação de arribas. Com a adição de espécies aromáticas e arbustivas, o projeto oferece uma experiência sensorial imersiva. A prioridade é também a preservação da fauna e flora, criando abrigos para animais, reduzindo espécies invasoras e combatendo a erosão e incêndios, sempre com foco numa gestão florestal sustentável.




Dados do projeto
Ancão em números
- Ano de Lançamento A Anunciar
- Área Total 48 ha
- Áreas Florestais 35 ha
- Árvores Plantadas +2.000
- Abrigos de animais criados 15
- Aglomerados de madeira
para fauna 10 - Ações de Remoção de espécies invasoras +30
- Espécies de Animais Identificadas +50
- Espécies de Plantas Identificadas +100
- Ninhos artificiais criados 20
- Plantas Invasoras Removidas +20 toneladas
- Percursos e Rede Viária Complementar 4.077 m
Esquema do projeto
A CASA QUE TAMBÉM QUEREMOS PROJETAR PARA A NATUREZA.
Antes de transformar, é preciso entender o que torna cada lugar único – observar, ouvir e, só então, fazer diferente. Projetar a habitação estende-se além dos edifícios que desenvolvemos: envolve proteger e enriquecer a biodiversidade. Planeamos e envolvemo-nos na reabilitação e enriquecimento do ambiente, com a plantação de árvores, criação de novos ninhos e abrigos e integração de espaços sustentáveis e protegidos para a fauna e flora que fazem desta região o seu habitat.
Natureza
Recuperação e Preservação Florestal
A recuperação e preservação das áreas florestais são prioridades no nosso projeto, com ações contínuas para manter e melhorar os ecossistemas locais. Focamo-nos na proteção da biodiversidade, implementando práticas sustentáveis que garantem a recuperação da fauna e flora, a manutenção de habitats naturais e a criação de espaços para a vida selvagem. O nosso compromisso vai além da simples preservação: procuramos criar ambientes que favoreçam a integração harmoniosa entre o homem e a natureza.

